Riptors




O chefe de segurança do Pronto Atendimento da Glória foi demitido pela Prefeitura de Vila Velha, nesta quinta-feira (30). Ele é acusado de omitir socorro a um paciente que foi agredido por dois vigilantes da unidade e tentar forjar a informação ao Executivo. O vendedor Iule Eulálio, de 28 anos, foi segurado por dois seguranças, jogado no chão e agredido com chutes e socos dentro do PA. A Prefeitura divulgou as imagens da agressão, ocorrida na última segunda-feira (27).

Veja vídeo no final da matéria.

O vídeo mostra claramente o paciente sendo segurado, levado para o canto de uma sala e agredido. Um homem acompanha a ação de perto, mas não tenta intervir. Este homem, de acordo com a prefeitura, é o chefe da segurança da unidade de saúde. Ele foi exonerado e seu nome não foi divulgado. Os outros dois vigilantes são funcionários de uma empresa terceirizada, que presta serviços ao município, e foram afastados das atividades. A Polícia Civil vai investigar o caso, a pedido da Prefeitura.

Iule Eulálio contou que foi ao Pronto Atendimento porque está sentindo constantes dores na coluna. No dia, ele disse que sentia dores muito fortes, mas a triagem realizada no local o avaliou como um caso sem gravidade. Ele foi orientado a marcar uma consulta com a Assistência Social e voltar outro dia. Iule relatou que tentou reclamar sobre a falta de atendimento com a segurança do local. Foi quando a confusão começou.

“Fizeram a negativa de atendimento, disseram que era para eu marcar consulta, mas eu não podia esperar, estava com muita dor. Reclamei com a segurança, me pediram para ligar para a polícia. Liguei para a PM, e fiquei lá quieto aguardando. Cinco minutos depois, chegaram os seguranças me segurando, me tiraram da sala e me jogaram numa cadeira. Xinguei os seguranças mesmo, porque me machucaram muito. Eu não estava de brincadeira, estava com muita dor e eles fizeram aquilo. Aí um deles deu um passo para trás e começou a porrada”, contou o vendedor à Rádio CBN Vitória.

Como já estava com dores nas costas, a situação se agravou para Iule. Ele ficou desnorteado e com hematomas no rosto e nas pernas. Segundo o vendedor, não houve atendimento a ele depois no PA. Junto com a esposa, ele se encaminhou ao DPJ da cidade e registrou ocorrência. Dois dias depois, ainda com muitas dores, ele voltou ao PA e conseguiu ser atendido.

Segundo o prefeito de Vila Velha, Rodney Miranda, desde segunda-feira a prefeitura tem tentado identificar a agressão através das imagens. Mas, o chefe da segurança do local tentou manipular o vídeo, alterando os horários da gravação. Somente nesta quinta-feira, a administração municipal viu o vídeo e tomou a medidas cabíveis. “Ele cometeu, no mínimo, omissão. Como coordenador da segurança, ele nunca deveria ter deixado a situação chegar a esse ponto. Independente do que aconteceu antes, nada justifica a agressão. Ele deveria intervir para evitar esse desfecho lamentável e vergonhoso”, disse à Rádio CBN Vitória.

A prefeitura disse que além da demissão, o servidor pode sofrer mais sanções administrativas, além de ser investigado pela polícia. Enquanto isso, a sensação é de revolta para Iule. “É revoltante, não consigo nem explicar o que sinto. Ninguém vai lá com pouca dor, ninguém procura um PA a toa para ficar 4 horas esperando. É um absurdo, e revolta mais saber que não sou o primeiro e último a sofrer isso”, disse.

A prefeitura informou que vai prestar assistência à vítima e discutir uma penalidade a empresa terceirizada, que mantém outros contratos com o município.

1 comentários:

mario lima disse...

eu me sinto envergonhado:sou vigilante a muitos anos :ja passei por varias situaçoes .mais nunca tirei minha arma, do coudr.pois a cademia ensina tirou ,atiremeu amigo vig .tu é uma vergonha pra classe ,opaciente indefeso vc o espancou por mais que ele tenha te ofendido , vc jamais teria que tomar ,essa atitude que te custou seu emprego e o seu nome .,creio que vc na sua academia aprendeu a mobilizar né porque vc nao fez uso da mesma defesa para retira-lo para fora ,voce foi infeliz na sua atitude

Postar um comentário